Dicas de Coleta

Alguns fatores que podem alterar os resultados laboratoriais

Postura
Certas proteínas e alguns elementos ligados a elas, podem sofrer variações quando um indivíduo adota uma postura ereta após um período de reclinação, como o Cortisol, Tiroxina, Hematócrito

Esforço Físico
Exercícios intensos (subir escadas, correr, andar de bicicleta, nadar, etc.) feitos até 2 dias antes de efetuar a coleta de sangue podem alterar significativamente o resultado de alguns exames como: Glicose, CK, LDH, Lactato, Creatinina, Fatores de Coagulação.

Stress
Estados de stress e ansiedade podem provocar distúrbios no equilíbrio ácido-base, aumentando os níveis de lactato, ácidos graxos livres, etc., é conveniente estarmos relaxados nos momentos que antecedem e durante a coleta sanguínea.

Álcool
A ingestão de bebidas alcoólicas até 48 horas antes de se coletar o sangue provoca alterações importantes nas concentrações de diversos elementos, tais como: Colesterol, Glicose, TGO, TGP, Fosfatase Alcalina, Triglicérides, Ácido �?rico, Gama GT, etc.

Relações Sexuais
O ato sexual é prejudicial ao espermograma e ao PSA, necessitando de um período de abstinência de no mínimo 3 dias (lembrar que o sexo é um esforço físico).

Medicamentos
Lembrar de sempre informar à recepção o uso de toda e qualquer medicação que estiver utilizando. Remédios como Vitamina C, Aspirina, Anticoncepcionais e Antibióticos alteram os valores de alguns exames, sendo indicado, em alguns casos, a suspensão da droga antes de coletar o material.

Fumo
O fumo pode comprometer alguns exames como Lípase, Amilase, Colesterol, Glicose, Hemoglobina, Metahemoglobina, Carboxihemoglobina.

Procedimentos Médicos
Toque retal altera bastante os níveis séricos do PSA. Conveniente que após o toque ou ultrassom transretal o paciente aguarde 3 dias antes de realizar o exame. Para a biópsia da próstata, aguardar 5 dias.

Importante lembrar que amostras como fezes, urina, escarro, etc., deve, ser acondicionados em frascos coletores adquiridos no próprio laboratório ou em farmácias. Peça sempre orientação ao seu profissional responsável. A depender da metodologia empregada, estas informações podem variar de um laboratório para outro.

15.653 Comments to “ Dicas de Coleta”


    Fatal error: Allowed memory size of 134217728 bytes exhausted (tried to allocate 22376448 bytes) in /home/storage/5/ef/3b/laflaboratorio/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 2101